Nesta segunda-feira 24/01/22, vinte e quatro conselheiros, entre titulares e suplentes, tomaram posse como novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social de Olinda (CMASO), para a gestão do biênio 2022-2024.
A solenidade oficializou a nomeação publicada no Ato nº 325/2022. A Cerimônia de Posse contou com a participação da Secretária municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Sra. Verônica Brayner, do Vice – Presidente do Conselho, o Sr. Gilson Barbosa e de representantes do poder público municipal e Organizações da Sociedade Civil.
A Secretária da Pasta, falou sobre a relevância do Conselho para a população de Olinda, especialmente para os mais vulneráveis. “Esse órgão é de extrema importância, pois dá suporte para a implementação de várias ações da nossa rede de assistência social. Desejamos sucesso aos novos membros para que vençam os desafios e para que possam aprofundar as linhas de atuação socioassistencial na nossa cidade”, disse a gestora.
O Sr. Gilson Barbosa diz que tem ciência da responsabilidade e da relevância de estar na diretoria desse colegiado em uma conjuntura tão desafiadora e complexa. Nesse sentido, precisamos fortalecer o papel do conselheiro do CMASO em definir as prioridades da Política de Assistência Social no âmbito do município e estabelecer diretrizes a serem observadas na elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, bem como definir, controlar e avaliar sua elaboração e execução”, enfatizou o Sr. Gilson.
A estrutura do Conselho é composta por seis representantes da sociedade civil e seis do
poder público ocupam as cadeiras titulares, cada representante com seus respectivos suplentes. São membros da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SDSDH), da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Juventude, da Secretaria de Saúde, da Procuradoria Geral do Município, da Secretaria de Governo e Secretaria de Infraestrutura, como também 02 (dois) representantes de entidades prestadoras de serviços e organizações de Assistência Social do município, 02 (dois) representantes de usuários (as) ou organizações de usuários e 02 (dois) representantes de entidades e organizações que representam trabalhadores (as) do SUAS e/ou trabalhadores das organizações que prestam assistência social as OSC’s vinculadas ao CMASO.
A escolha dos representantes de entidades da sociedade civil ocorreu por meio de processo eleitoral.
O CMASO é um órgão de controle social responsável pelo planejamento, coordenação, monitoramento deliberação e fiscalização para a implementação da política municipal de Assistência Social, da rede de ordem direta e indireta socioassistencial em Olinda.
Commenti